Hipocrisia

Ontem tomei conhecimento pela 1ª página do Público que as empresas europeias podem recusar dar emprego a fumadores.
Sim, é verdade. Não foi brincadeira de carnaval, nem muito menos mentira de 1º de Abril. O glorioso projecto de União Europeia, não conseguindo fazer aprovar uma constituição que a todos agrade, não conseguindo transformar a sua força económica numa força política, não sendo capaz de falar a uma voz na geopolítica mundial finalmente arranjou um projecto que parece a todos unir, o fascismo moral.
Sim, por muito radical que eu possa estar a parecer, é exactamente disso que se trata. É estabelecida uma norma, é aceite sem grande oposição e é negado a todos os que não a cumprem o seu direito de exercer um hábito. Sim, porque estou a falar do hábito de fumar, não estou a defender o direito a espancar crianças nem a matar vizinhos.
Existe em toda esta história uma hipocrisia inacreditável porque se é realmente intenção dos governos europeus acabar com os fumadores porque não ilegalizar o tabaco pura e simplesmente ? Porque aí deixavam de entrar muitos milhões de euros de impostos, ou seja tudo isto não passa de um aproveitamento e de um abuso. Fumem e paguem os impostos porque o dinheiro faz falta, mas façam-no onde ninguém os veja.
Defendo há muito tempo o projecto de construção europeia, e sou mais federalista que a maioria das pessoas que conheço, mas se a Europa começa a entrar nestas palhaçadas McCartistas para conseguir uma agenda que a una, começo a pensar que ando a remar no barco errado.

0 comentários:

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial