A Grande Sociedade

Faz hoje 42 anos que o Presidente Americano LBJohnson no discurso do estado da nação lançou as bases do seu programa legislativo que ficou conhecido como A Grande Sociedade. Aproveitando uma conjuntura política interna bastante favorável, com os Democratas a controlarem o Congresso e o Senado, LBJ levou ainda mais longe o New Deal de Roosevelt e criou um estado social sem paralelo na história Americana.
Nos quatro anos do seu mandato, dos direitos civis à saúde, da educação ao apoio à cultura, da imigração aos direitos dos povos nativo americanos, Jonhson imprimiu uma dinâmica legislativa que mudou a face dos Estados Unidos da América.
Johnson está na história pelo pior dos motivos, devido ao afundamento do exército Americano na infantil aventura do Vietname, mas para lá desse gravíssimo erro, está também aquela que foi provavelmente a mais progressista agenda política da história dos EUA.
Lyndon B. Johnson, merece certamente que o seu legado seja integralmente reconhecido, e não apenas a parte respeitante à guerra ridícula e suicidária que travou na península da Indochina.

0 comentários:

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial