Paixões da minha vida - Quelfes

Sempre fui moço de Olhão. Por capricho da divisão administrativa do meu Concelho vivo na parte da cidade que pertence à Freguesia de Quelfes mas sinceramente nunca liguei muito a isso. Durante toda a juventude a minha vida foi passada no eixo que vai da minha casa à Escola Secundária e daí à baixa de Olhão e à Ria Formosa. Nunca me preocupei muito em conhecer essa terra que era sede da Freguesia à qual pertencia, nem sequer me preocupou muito a necessidade de existência de uma Freguesia, além dos atestados que passava e do recenseamento que fazia.
Um dia tudo mudou, e ainda bem. À saída de uma reunião partidária um camarada que eu conhecia como o Presidente da Junta de Freguesia de Quelfes perguntou-me pela minha colocação e se continuaria exilado no norte ou se ia regressar a casa. Confesso que na altura a conversa me pareceu estranha, e ainda mais admirado fiquei quando fui convidado a integrar a sua equipa nas eleições que se avizinhavam.
Fui considerado e tratado desde o início como um bom quadro a desenvolver e a treinar para o que quer que o futuro reserve e só o meu desconhecimento inicial, aliado a colocações sempre afastadas de casa impediram de me envolver ainda mais na gestão autárquica de Quelfes.
Com o tempo aquele enorme manto de desconhecimento que me envolvia em relação à Freguesia que fora chamado a ajudar a gerir foi desaparecendo, e eis que chegamos ao dia de hoje, em que dificilmente consigo manter uma conversa com alguém sem falar na "minha" Freguesia.
Quelfes é mais antiga que Olhão, tendo aliás Olhão feito parte da Freguesia de Quelfes até à sua desanexação em 1695. É uma Freguesia com um amplo espaço rural e com uma cada vez maior área urbana, fruto do crescimento da cidade de Olhão. Quelfes já tem aproximadamente 14.000 mil habitantes, cerca de 60 km de caminhos rurais, 8 escolas do 1º ciclo e 3 EB 2,3 na sua área geográfica.
Depois, ainda há o que não aparece nas estatísticas. O nascer do sol num barco parado no meio da Ria Formosa quando até o silêncio soa de forma diferente. As amendoeiras em flor no Laranjeiro. Estar sentado na esplanada do Restaurante do Carmo ao final de uma tarde de Verão e sentir que o próprio tempo passa mais devagar. É tão linda a "minha" Freguesia.
E depois não são só os locais, há ainda e principalmente as pessoas. É um enorme prazer frequentar o mercado de Quelfes e ser cumprimentado por todas as caras conhecidas e também por muitas desconhecidas, e sentir uma honesta amizade. É tão terna a "minha" Freguesia.
Há ainda tudo o resto. Mais de 5 anos de participação na gestão de Quelfes. As inúmeras reuniões, as incontáveis horas passadas. As vitórias e derrotas diárias, o sabor amargo de objectivos não atingidos e a indescritivel alegria de obras trazidas à luz do dia. Entre o agradecimento de pessoas cujos problemas resolvemos e a angústia de situações que estão para além do nosso poder resolver, há um meio termo que corresponde à sincera sensação de estar a dar o nosso melhor para melhorar as vidas de quem nos rodeia. Por muito que viva, onde quer que vá parar, o que quer que consiga realizar, estes anos de experiência autárquica são um património pessoal que nunca esquecerei na minha vida.
Quelfes vai da Ria Formosa à estrada Estoi - Moncarapacho. Da praia dos Cavacos quase à rotunda do McDonalds de Olhão. Da zona da Alecrineira até quase ao Lagoão, ocupando cerca de 2100 hectares. É tão grande a "minha" Freguesia, mas bem aconchegada, consegue caber num cantinho do coração.

0 comentários:

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial