Eu sei que sou distraído porra !

Se quem estiver a ler isto me conhecer de algum lado, o que é bastante provável, sabe muito bem a razão do título deste texto. Aliás, se fizesse uma sondagem a todas as pessoas que passaram pela minha vida nos últimos 15 anos e lhes pedisse que nomeassem uma característica que me identifique, tenho a certeza que “Distraído” seria a resposta natural (não tenho assim tanta certeza mas como as outras hipóteses são bem piores agarrei-me a esta).
Todas as pessoas têm momentos de distracção, é a coisa mais natural do mundo, agora quando digo que sou mesmo distraído é porque em mim esse é um comportamento que assume particular gravidade. Eu esqueço-me de quase tudo e, de acordo com as leis de Murphy, sempre nos piores momentos possíveis. Já me esqueci de códigos e passwords, desde o do multibanco ao do telemóvel passando pelo do email. Já inventei menemónicas para me recordar desses códigos, menemónicas essas que foram esquecidas tão ou mais depressa do que os códigos originais. Andei 6 meses inteiros com o BI fora de prazo e, apesar de já ter tratado da renovação, não faço a mínima ideia de onde pus o comprovativo de que estou a regularizar a situação e duvido que venha algum dia a lembrar-me do prazo para levantar o cartão novo. Já fui multado por me ter esquecido da inspecção do carro, o que visto à distância nem parece muito grave, principalmente tendo em conta que já fui chamado a tribunal por me ter esquecido de pagar a multa e até já fiquei empenado na estrada umas quantas horas por não saber onde tinha o adaptador que me permitiria desapertar as rodas para trocar o pneu.
Como professor que sou, tenho inerente à minha licenciatura um mestrado em burocracia aplicada e um doutoramento em preenchimento de papeis inuteis. Obviamente que chumbei nos dois com olímpica mediocridade visto que tenho uma tendência natural para perder papeis, ou, no mínimo, esquecer-me de os preencher ou até mesmo não saber onde os pus depois de os ter preenchido correctamente. O facto de ter conseguido dar umas aulinhas no intervalo da burocracia durante onze anos e não ter sido preso só se justifica partindo do princípio que alguém andou mais distraído do que eu. Não tenho o sentido de perspectiva que permite à maioria das pessoas no domingo à tarde saberem exactamente o que vão fazer quinta-feira às 17h43m. Eu não tenho essa capacidade de organização, facto que já me levou a comprar uma agenda para me ajudar há uns anos atrás e, em minha defesa, tenho a dizer que precisei de três semanas inteiras para a perder.
Já preparei surpresas que me esqueci de fazer e também já comprei prendas que não me lembrei de oferecer. Se algo ou alguém me aborda ou interrompe à porta de uma cantina ou restaurante dou comigo por vezes a pensar se estaria a entrar ou a sair sem ter a certeza de já ter comido. Quando interrompo a leitura de um livro é frequente não saber bem onde ia e, apesar de mais raro, também já aconteceu não me lembrar do livro que estava a ler.
Tenho funções novas este ano, estando destacado na Direcção Regional de Educação. O edifício da DREALG é das construções mais simples que alguém possa imaginar. É um quadrado com todos os seus 4 lados e com 4 ângulos rectos inteirinhos. É daquelas construções onde é impossível uma pessoa perder-se porque, mesmo que se perca, caminhando na mesma direcção encontra sempre a saída. A primeira vez que vim cá apresentar-me, ao dirigir-me para a rua, obviamente perdi-me e só fui encontrado na segunda feira seguinte de manhã por uma equipa do CSI Miami escondido atrás de uma porta a comer a terra dos vasos. Não pensem que esta é a única história que tenho no emprego novo. Na semana seguinte a picar o ponto (basicamente corresponde a passar um dos dedos previamente definidos numa maquineta, o que é óptimo porque me obriga a ter as mãos lavadas pelo menos duas vezes por dia) as coisas não estavam a funcionar bem. Passei vezes sem conta o dedo pré-definido e nada, parti logo do princípio que me tinha esquecido do dedo certo e como tal, passei os outros nove, a ponta do nariz e quando me começava a descalçar para passar os dedos dos pés alguém me disse que tinha que carregar na tecla #, facto que obviamente já tinha olvidado. No meio de todos estes desastres de planificação de gestão diária, devo referir que não costumo esquecer-me de comparecer a encontros e que nesse aspecto sou religiosamente pontual, mas, conhecendo-me como me conheço, isso não é uma virtude e aposto que é apenas porque me esqueço de chegar atrasado.
Nunca compreendi muito bem o quê é que as pessoas têm contra os distraídos. Aliás, considero que chamar a alguém de distraído é uma atitude um pouco arrogante porque o que estamos a afirmar é que nos sentimos incomodados pelo facto de a outra pessoa ter a lata de estar concentrada em algo diferente do que nós queriamos. No entanto, o que me leva mesmo à loucura são as pessoas que atribuem este tipo de situações à falta de responsabilidade ou imaturidade. Quem raio são vocês que não se apercebem de um pôr do sol se não o marcarem na agenda para me acusar do que quer que seja ? Irresponsável ? Eu ??? Não me lixem pah !
Como escreveu uma amiga de um amigo comum num comentário no meu blog : “ … afinal de contas cada um não é um … somos muitos dentro de um só…”. É exactamente o que ando a querer explicar há anos. Carrego em mim muitas vertentes e muitas facetas e, confesso, tenho alguma dificuldade em pôr em prática a correcta no contexto certo. Sou o professor e o político, o amigo das galhofas e o tipo das conversas sérias. Sou o desprendido e o apaixonado, o bonacheirão, o colérico e, segundo alguns, até mesmo o poeta, o romancista e o guru. Sou-o todos os dias apesar de vós normalmente apenas repararem no que mais vos agrada ou no que mais detestam. Como escreveu José Gomes Ferreira, sou como uma nuvem que a todos parece uma coisa diferente, sendo que muito dificilmente algum de vocês consegue ver a panorâmica completa.
Se me acham distraído é porque não tenho medo nem receio de ceder à minha complexidade. Se acham as minhas atitudes irresponsáveis, experimentem pensar que quando devia estar a preencher um papel estou a pensar num problema da minha Junta de Freguesia, quando devia estar a comer estou a sonhar, quando devia estar concentrado a olhar-vos olhos nos olhos durante uma conversa estou apenas a tentar resolver um problema que apareceu no trabalho e ao qual não liguei nenhuma porque estava a apaixonar-me por alguém que ainda não descobri se existe.
Chamem-me distraído, infantil, imaturo e irresponsável, estejam à vontade, já nem sequer quero saber. Posso até levar a mal num primeiro momento mas mais cedo ou mais tarde vou-me esquecer, a vida é bela demais para guardar lastro em cima dos ombros e eu, o que quero verdadeiramente é ser feliz. Para quê que me vou chatear por não ver o sol brilhar até ao último dos seus dias tendo a certeza que ele brilhará até ao último dos meus ?

8 comentários:

Nicolae

Miga, vou tentar, outra vez, pôr aqui algumas palavrinhas e esperar se elas ficam registadas!
Distraído como és, não tens reparado que os comentários estão fechados!eheheh!

Achei o teu texto extraordinário, como todos os outros que escreves.
Tens veia, sabes o que dizes, dizes o que sabes e encantas todos os que te leêm!

Bjocas
Esperança

20/10/08 22:27  

Olá Nicolae,
Um amigo comum falou deste teu texto e eu cá vim dar uma espreitadela. Nem me atrevo a fazer comentários de conteúdo, mas atrevo-me a falar daquilo que me disse. É de um colorido quase atroz. Daqueles que se começa a ler, e lê-se de rajada sem análise. O que é uma chatice porque depois vamos ter de voltar a ler. E o fim... esse é mesmo a cereja em cima do bolo, cereja fresca não daquelas criatalizadas que não sabem a nada sem ser a açúcar.
Agradeço ter este gostinho por ler o que escreves (sim, também fui ler outros).
Bjinhos
Esperança

P.S. Também me costumo despedir com bjocas, sou a Esperança, sou signo escorpião, estou ligada à Educação mas nada tenho a ver com o escriba. Além disso, nem sequer tenho blog. Para confessar a verdade o PC para mim é quase como uma máquina de escrever mas com umas teclas mais giras.

21/10/08 01:50  

Bem, devem existir poucos prenuncios tão bons como receber comentários de duas Esperanças na mesma noite. Isto promete.
Beijocas para as duas e obrigado.

21/10/08 13:19  

SE

Se és capaz de manter tua calma, quando,
todo mundo ao redor já a perdeu e te culpa.
De crer em ti quando estão todos duvidando,
e para esses no entanto achar uma desculpa.

Se és capaz de esperar sem te desesperares,
ou, enganado, não mentir ao mentiroso,
Ou, sendo odiado, sempre ao ódio te esquivares,
e não parecer bom demais, nem pretensioso.

Se és capaz de pensar - sem que a isso só te atires,
de sonhar - sem fazer dos sonhos teus senhores.
Se, encontrando a Desgraça e o Triunfo, conseguires,
tratar da mesma forma a esses dois impostores.

Se és capaz de sofrer a dor de ver mudadas,
em armadilhas as verdades que disseste
E as coisas, por que deste a vida estraçalhadas,
e refazê-las com o bem pouco que te reste.

Se és capaz de arriscar numa única parada,
tudo quanto ganhaste em toda a tua vida.
E perder e, ao perder, sem nunca dizer nada,
resignado, tornar ao ponto de partida.

De forçar coração, nervos, músculos, tudo,
a dar seja o que for que neles ainda existe.
E a persistir assim quando, exausto, contudo,
resta a vontade em ti, que ainda te ordena: Persiste!

Se és capaz de, entre a plebe, não te corromperes,
e, entre Reis, não perder a naturalidade.
E de amigos, quer bons, quer maus, te defenderes,
se a todos podes ser de alguma utilidade.

Se és capaz de dar, segundo por segundo,
ao minuto fatal todo valor e brilho.
Tua é a Terra com tudo o que existe no mundo,
e - o que ainda é muito mais - és um Homem, meu filho!

Rudyard Kipling
Rewards and Fairies
1909


Um abraço amigão !!!!

Raul

21/10/08 14:29  

Nicolae

Miga, fiquei varada pela coincidência! E aind dizem que não as há (é quase como as bruxas...)!!!
Como sabes sou a Esperança, trabalho em educação e (pasma-te) também sou escorpião!!! A diferença é que eu nunca perguntaria a ninguém se tem coiso...
My dog! Despistei-me no teu despistagens!
Isto só pode dar boa coisa para ti!

bjocas
Esperança, esta, não a outra!

22/10/08 00:12  

As pessoas não são rótulos mas infelizmente hà quem não perca tempo na hora de colocar os outros para baixo... o truque é não lhes passar cartão... falem bem ou mal mas falem de nós e se incomodarmos alguem melhor ainda... sinal de que queriam mesmo ser como nós e não podem conosco porque não nos chegam aos calcanhares.

A propósito... lembrei-me de uma história que tento ter sempre presente:

Era uma vez...

uma cobra ruím e pior que o diabo e um pirilampo que só vivia para brilhar.
A alturas tantas a cobra passa-se da cabeça e começa numa perseguição feroz ao pirilampo.
Ele bem voava rápido com medo da feroz predadora mas a cobra nem pensava em desistir.
Escapou um dia e ela não desistia, dois dias e nada.
No terceiro dia, já com poucas forças, o pirilampo tomou uma atitude... parou, enfrentou a cobra e disse-lhe:
- Posso fazer três perguntas?
- Podes. Não costumo abrir esse precedente a ninguém mas já que te vou comer, podes perguntar.
- Pertenço à tua cadeia alimentar?
- Não.
- Fiz-te alguma coisa de mal?
- Não.
- Então porque é que me queres comer?
- PORQUE NÃO SUPORTO VER-TE BRILHAR!!!

E é assim... todos nós tropeçamos em cobras, o que não nos pode impedir de brilhar!!!

_*Marta

22/10/08 20:47  

lol
é engraçado o meu nick. Esperança. o escriba, não é se tens cois mas sim o que tens com isso em algarvio.
Bolas, querem ver que é tão distraído que se esqueceu de escrever mais pra nosso gáudio!?
Esperança

23/10/08 21:30  

Olha! Semana passada fui no psicólogo para cuidar deste provável "problema" de distração.
Ainda bem que resolvi ler sobre o assunto.
Você é fera! Com certeza você é um dos que frequenta a casa da palavra.
Beleza de persuazão e raciocínio!
Agora tenho até orgulho de dizer que sou distraído. PORRA!
VALEU PELA AJUDA!

1/4/09 03:20  

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial